DESASTRES / IMPACTO À SAÚDE
Impacto à Saúde
Quanto mais vulnerável ambiental e socialmente o território, maior é a probabilidade do desastre ter um impacto negativo à saúde da população.
Slider

 

 

EVENTOS QUE TÊM SE TORNADO RECORRENTES

Desastres são eventos que podem afetar o funcionamento normal de uma comunidade ou sociedade, causando perdas humanas, além de importantes perdas materiais, econômicas e/ou ambientais.

________________

São dois os tipos de desastres:

 

De origem natural

 

De origem natural:

São resultado do impacto de um fenômeno natural extremo/intenso sobre uma sociedade, afetando o seu funcionamento normal. Entres eles: enchentes, inundações, alagamentos, seca, chuvas intensas e deslizamentos.

 

De origem tecnológica

 

De origem tecnológica:

São gerados pelo desrespeito às normas e princípios que envolvem o uso de tecnologia dentro de um equilíbrio com a comunidade e o meio ambiente. Geralmente resultam em incêndios, explosões, colapsos estruturais, vazamentos químicos, entre outros.

 

No Brasil os desastres mais frequentes são de origem natural: enchentes, inundações, alagamentos, seca, chuvas intensas e deslizamentos. Mas também há a ocorrência de desastres de origem tecnológica, como acidentes com produtos perigosos/substâncias químicas e um potencial risco para emergência radiológica e nuclear.

 

 

 

RISCO

A intensidade dos impactos dos desastres na saúde está diretamente relacionada com as características do próprio desastre e as situações de vulnerabilidades socioambientais do território.

________________

As principais consequências à saúde associadas aos desastres que frequentemente ocorrem no Brasil são:

 

Óbitos

Ferimentos

Traumas

Transtornos Psicossociais

 

Leptospirose

Hepatite A

Diarréia

Dengue

 

Tétano acidental

Febre tifóide

Cólera

Doenças decorrentes de acidentes com animais peçonhentos

 

Os efeitos e/ou danos à saúde podem durar mais ou menos tempo após a ocorrência do desastre, dependendo da capacidade de recuperação (resiliência) da localidade.