MUDANÇAS CLIMÁTICAS / INFORMAÇÕES PARA PROFISSIONAIS DE SAÚDE, GESTORES E SOCIEDADE CIVIL
Informações para profissionais de saúde, gestores e sociedade civil
Mitigação das Mudanças Climáticas
Slider

 

 

PRODUÇÃO DE DADOS SOBRE CLIMA E SAÚDE

Diante da complexidade das relações existentes entre as mudanças ambientais e climáticas globais, e seus efeitos sobre a saúde humana, é imprescindível a reunião e análise de dados de forma a subsidiar a sociedade e os diversos níveis de governos com informações sobre essas mudanças.

________________

Para a realização dessas análises, é necessário um conjunto de dados nas dimensões do clima, ambiente, população e saúde:

 

Dados sobre clima

se referem aos elementos meteorológicos e/ou climáticos tais como temperatura, precipitação e umidade, medidos ou estimados em um determinado momento. Há necessidade de se agregar e estabelecer medidas médias para se acompanhar as tendências do clima a longo prazo.

Dados sobre saúde

Se referem a uma determinada população e para se reconhecer o impacto das mudanças ambientais e climáticas sobre as condições de saúde, é necessário agregar os eventos de saúde em seus territórios e em períodos de tempo. Estes eventos podem ser o adoecimento, a internação hospitalar, os óbitos, entre outros, que permitem contagens e medidas de frequência, e que deverão ser transformadas em indicadores, padronizados por população.

 

Para monitorar e analisar os processos de clima e saúde é necessário também observar a vulnerabilidade em saúde de grupos populacionais aos potenciais cenários climáticos futuros, como a distribuição espacial da população e sua dinâmica, os indicadores locais de pobreza e segregação socioespacial, a situação dos programas de monitoramento e controle, bem como a dinâmica dos ecossistemas em que estão inseridos.

 

 

O Observatório Nacional de Clima e Saúde

________________

 

Trata-se de uma plataforma de informações capaz de auxiliar gestores e pesquisadores no diagnóstico de problemas de saúde influenciados pelo clima. As informações são levantadas junto a especialistas, que hoje são sistematizadas e disponibilizadas no site para análises específicas e locais, possibilitando o direcionamento de intervenções e planejamento

 

CONHEÇA

 

 

Plano Nacional de Adaptação à Mudança do Clima (PNA)
Slider

 

 

A estratégia de saúde para o Plano Nacional de Adaptação à Mudança do Clima tem os objetivos de apresentar as vulnerabilidades, os impactos e os riscos da mudança do clima sobre a saúde humana, além de definir diretrizes e estratégias para o SUS compatíveis com a Política Nacional sobre Mudança do Clima (PNMC).

________________

Além das diretrizes e estratégias, foram definidas duas metas a serem atingidas até dezembro de 2019, e que deverão ser implementadas ao longo da vigência do PNA, são elas:

 

Ampliar para 85% o percentual de municípios brasileiros com o Programa Nacional de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano (Vigiagua) até 2019.

Constituir rede de estudo, pesquisa, monitoramento e comunicação sobre clima e saúde para ampliação do conhecimento técnico-científico, e subsídio à análise de situação de saúde e à tomada de decisão consolidada no SUS.

 

ACESSE O PNA

 

 

Fórum Brasileiro de Mudanças do Clima
Slider

 

 

É um espaço para discussão/elaboração da Estratégia Nacional articulada entre o Governo Federal, Governos estaduais e municipais, setores relevantes da economia e segmentos da sociedade, entidades representativas, organizações não-governamentais, movimentos sociais e demais grupos interessados.

________________

O espaço ocorre por meio de Diálogos Estruturados a serem conduzidos em Câmaras Temáticas.

 

CONHEÇA