ACIDENTE DE TRABALHO / IMPACTO SOCIOECONÔMICO E À SAÚDE
Impacto Socioeconômico e à Saúde
Os acidentes de trabalho provocam 1 morte a cada 4 horas no Brasil.
Slider

 

 

EVENTOS CADA VEZ MAIS RECORRENTES NO EXERCÍCIO DO TRABALHO

Acidentes de trabalho são eventos súbitos ocorridos no exercício de atividade laboral, independentemente da situação empregatícia e previdenciária do trabalhador acidentado, acarretando danos à saúde (potenciais ou imediatos), provocando lesão corporal ou perturbação funcional que causam, direta ou indiretamente, a morte, ou perda ou redução permanente ou temporária, da capacidade para o trabalho.

 

Os acidentes de trabalho são aqueles que ocorrem no ambiente de trabalho ou no percurso de ida ou volta ao trabalho ou quando o trabalhador estiver realizando atividades relacionadas à sua função, ou a serviço do empregador ou representando os interesses do mesmo.

 

O acidente de trabalho é considerado típico quando se refere à atividade especifica realizada no local trabalho.
O acidente de trabalho é considerado de trajeto quando se refere ao acidente ocorrido no trajeto de casa para o trabalho ou do trabalho para casa.

 

________________

São três os tipos de acidente de trabalho:

 

Acidente de trabalho fatal

Acidente de trabalho fatal:

É o óbito que ocorre imediatamente após o acidente de trabalho ou posteriormente, a qualquer momento, em ambiente hospitalar ou não, desde que a causa básica, intermediária ou imediata da morte seja decorrente do acidente de trabalho.

Acidente de trabalho grave

Acidente de trabalho grave:

É aquele que ocasiona lesão que resulte em internação hospitalar; incapacidade para as ocupações habituais por mais de 30 dias, incapacidade permanente para o trabalho, queimaduras graves, politraumatismo, fraturas, amputações, esmagamentos, luxações, traumatismo cranioencefálico; desmaio (perda de consciência) provocado por asfixia, choque elétrico ou outra causa externa; qualquer outra lesão, levando à hipotermia, doença induzida pelo calor ou inconsciência requerendo ressuscitação; aceleração de parto ou aborto decorrente do acidente.

 

Acidente de trabalho com crianças e adolescentes

Acidente de trabalho com crianças e adolescentes:

É aquele que, independentemente da sua gravidade, acontece com indivíduos menores de 18 anos, na data de sua ocorrência.

 

 

 

RISCO

Precariedade no trabalho (insegurança contratual, carga horária excessiva, baixa remuneração, não cumprimento dos direitos do trabalhador, informalidade do trabalho, local e condições gerais de trabalho inadequadas), o trabalhador não ser qualificado para a ocupação, as diretrizes de segurança não serem seguidas, contato com materiais e substâncias perigosas (químicos e materiais biológicos), cansaço e estresse, são alguns dos fatores que podem gerar acidentes de trabalho.

________________

Estes eventos têm grandes consequências sociais e econômicas para o país, além de gerar problemas físicos e emocionais tanto para o trabalhador acidentado quanto para os colegas de trabalho e familiares.

 

Os acidentes de trabalho geraram um custo de

R$ 22,171 bilhões

à Previdência Social, de 2012 a 2016.

 

Entre os custos estão:

 

Auxílio-doença

Aposentadoria por invalidez

Aposentadoria por invalidez

Auxílio-acidente

para pessoas que ficaram com sequelas

 

Estudos apontam que os acidentes potencialmente fatais e incapacitantes acometem em especial pessoas jovens, em idade produtiva, com menor grau de instrução, em maior parte do sexo masculino.