SUBSTÂNCIAS QUÍMICAS / AMIANTO
Amianto
Slider

 

 

UMA SUBSTÂNCIA QUÍMICA BANIDA NO BRASIL

Amianto é o nome dado a seis diferentes minerais fibrosos que ocorrem naturalmente no ambiente. Minerais de amianto consistem em fibras finas e, por serem muito leves, podem se deslocar por grandes distâncias e permanecer no meio ambiente por longo período.

________________

As fibras de amianto não têm gosto ou odor detectável. Elas não se evaporam ou dissolvem em água e são resistentes ao calor, fogo, produtos químicos e degradação biológica.

 

 

Formas de exposição
Slider

 

A exposição ao amianto ocorre por meio de fontes naturais ou do desgaste de produtos de amianto, tais como isolamento, freios e embreagens automotivos, revestimentos de teto e piso, paredes secas, telhas e cimento.

________________

As fibras de amianto podem estar no ar, na água e no solo, locais de mineração (extração e/ou beneficiamento) de amianto, fábricas e até em locais que possuem prédios em demolição ou reforma que contenham amianto em sua estrutura.

 

AR

Fibras de pequeno diâmetro podem permanecer suspensas no ar por um longo período e serem transportadas a longas distâncias por correntes de vento ou água antes de assentadas. As fibras de asbesto penetram facilmente no sistema respiratório.

ÁGUA

Pode ocorrer a exposição ao amianto ao beber água que contém fibras de amianto.

SOLO

O amianto pode ser encontrado no solo que é formado pela erosão da rocha que contém amianto ou devido a proximidade de fábricas, minerações, áreas descartes de amianto ou áreas contaminadas. O amianto presente no solo pode ser transportado nas roupas, pele humana e em pêlos e pés de animais.

TRABALHO

Ocorre nos processos de extração, industrialização, utilização, manipulação, comercialização, transporte e destinação final de resíduos, bem como em contato com produtos e/ou equipamentos que contenham amianto.

 

Pessoas que trabalham com amianto ou produtos contendo amianto sem proteção adequada provavelmente estarão expostos a níveis muito mais altos de fibras de amianto no ar.

 

 

 

RISCO

A exposição ao amianto, especialmente às fibras de amianto, pode levar a diversas doenças e agravos à saúde, como:

 

Asbestose

Cânceres

Neoplasia maligna do estômago; Neoplasia maligna da laringe; Neoplasia maligna dos brônquios e do pulmão; Mesotelioma da pleura; Mesotelioma do peritônio; Mesotelioma do pericárdio;

Placas epicárdicas ou pericárdicas

Derrame Pleural

Placas Pleurais

 

 

Quer saber mais?