SUBSTÂNCIAS QUÍMICAS / CHUMBO
Chumbo
Slider

 

 

UMA SUBSTÂNCIA QUÍMICA COM DIVERSOS USOS NA INDÚSTRIA

O chumbo é um metal pesado que ocorre naturalmente na crosta terrestre em pequenas quantidades. Geralmente, o chumbo encontra-se associado a dois ou mais outros elementos, formando compostos de chumbo. Esses compostos são utilizados na fabricação de tintas, produção de baterias, munições, produtos de metal (solda e tubos) e dispositivos para proteger os raios X.

________________

O chumbo adere fortemente às partículas do solo e permanece na camada superior do solo.

 

 

Formas de Exposição

Inalação

Fumos e poeiras

Ingestão

Por meio de alimentos e água que contenham chumbo. Podem contribuir com a exposição se o alimento for cultivado em solos com altas concentrações de chumbo.

 

Fontes de Exposição

 

Fontes de Exposição

 

A maioria dos altos níveis de chumbo encontrados em todo o ambiente vem das atividades humanas. O chumbo pode ser liberado no ar durante a queima de carvão, óleo ou resíduos. É usado na produção de baterias, munições, produtos de metal (solda e tubos) e dispositivos para proteger os raios X.

_
Os sintomas desenvolvem-se após exposição prolongada e abrangem irritabilidade, falta de atenção, dor epigástrica, constipação, vômitos, convulsões, coma e morte.
Uma boa nutrição pode diminuir a quantidade de chumbo ingerido que passa para a corrente sanguínea e também pode diminuir alguns dos sintomas causados por chumbo.
_

Devido às preocupações com a saúde, seguindo uma tendência mundial, diversos órgãos brasileiros regulamentaram limites máximos de concentração de chumbo e seus compostos, como é o caso de cosméticos (RDC 15/2013-ANVISA), bijuterias e joias (INMETRO), pilhas e baterias (Resolução nº401/CONAMA), tintas e vernizes ( Lei 11.762/2008) e alimentos (RDC 42/2013-ANVISA). No caso do chumbo tetraetila (CTE), um composto outrora adicionado à gasolina, o Brasil foi um dos primeiros países a banir tal produto.

 

 

 

RISCO

O sistema nervoso em desenvolvimento é um dos alvos mais sensíveis aos efeitos adversos provocados pelo chumbo. Crianças são mais vulneráveis ao chumbo do que adultos.

________________

Dependendo do nível, a exposição ao chumbo pode levar a diversas doenças e agravos à saúde, como:

 

Encefalopatia

Danos sobre o sistema nervoso periférico

Danos renais, auditivos, hematológicos (anemia)

Deficiência de Vitamina D

Fraqueza nos dedos, pulsos ou tornozelos

Pequenos aumentos na pressão arterial

Morte

 

_
_
_

Existem evidências que demonstram que o chumbo afeta não somente a viabilidade do feto, mas também o seu desenvolvimento. A exposição pré-natal ao chumbo e seus compostos encontra-se associada a nascimentos prematuros e baixo peso ao nascer. Exposições ocupacionais de gestantes indicam uma correlação entre o metal e o número de abortos espontâneos.

Casos históricos de intoxicação por chumbo
Slider

 

Santo Amaro da Purificação

(1960 a 1993)

 

Santo Amaro da Purificação (1960 a 1993)

A Companhia Brasileira de Chumbo (COBRAC), que se instalou e funcionou no município de Santo Amaro e Purificação, no estado da Bahia, depositou aleatoriamente 490.000 toneladas de escória com metais pesados, sobretudo o chumbo. Em 2002 foi realizada uma avaliação de risco à saúde no município a pedido do Ministério da Saúde e conduzida pela empresa Ambios Engenharia e Processos Ltda. A avaliação estabeleceu recomendações para o acompanhamento da saúde das populações expostas.

 

_

Quer saber mais?