VOCÊ SABIA?
A maioria das pessoas sabem que práticas como a inatividade física, a dieta não saudável e o uso nocivo do consumo de álcool e tabaco podem afetar negativamente a saúde.
_________________
Mas poucos conhecem o impacto que fatores de risco ambientais e do trabalho (como a poluição atmosférica, exposição a produtos químicos, radiação e material biológico) provocam na saúde. O problema é que estas são as principais causas de doenças não transmissíveis, como aponta a Organização Mundial da Saúde (OMS).
Slider

 

 

 

de todas as mortes globais estão ligadas ao ambiente, incluindo o ambiente de trabalho

Fonte: OMS

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

DADOS

O impacto à saúde em números:

 

95195

intoxicações por agrotóxicos no Brasil (2007 a 2016)

Fonte: SINAN/Ministério da Saúde

26241

mortes por doenças relacionadas com a poluição do ar no Brasil (2012)

Fonte: Organização Mundial da Saúde

118310

acidentes de transporte relacionados ao trabalho no Brasil (2007 a 2016)

Fonte: SINAN/Ministério da Saúde

8478

casos de transtorno mental relacionado ao trabalho (2007 a 2017)

Fonte: SINAN/Ministério da Saúde

 

 

Mais Dados...

 

 

 

 

RISCO

A intervenção humana no meio ambiente e os processos de trabalho nas suas diferentes formas oferecem riscos à saúde que podem e devem ser reduzidos. O conhecimento e a detecção dos riscos são os primeiros passos para a mudança na situação de saúde ambiental e do trabalhador que vivemos.

________________

 

Os riscos:

 

ausência de saneamento, como tratamento de esgoto e acesso à água potável; habitações inadequadas, em encostas de morros, em áreas de grande declives, próximas a rios que tendem a encher; exposição à poluição atmosférica, radiação, ruído, material biológico, áreas contaminadas, contaminantes químicos como agrotóxicos, amianto e mercúrio, e/ou produtos químicos perigosos, entre outros.

 

precariedade, insegurança contratual, carga horária excessiva, baixa remuneração, transporte exaustivo no trajeto casa-trabalho; casos de assédio; não seguir as diretrizes de segurança regulamentadas; exposição à radiação, material biológico, contaminantes químicos como agrotóxicos, amianto e mercúrio, e/ou produtos químicos perigosos, entre outros.

 

 

DOENÇAS E AGRAVOS

A exposição aos riscos ambientais e do trabalho pode levar a diversas doenças e agravos

________________

Conheça alguns exemplos e seus principais fatores de risco:

 

PODE SER PROVOCADA POR:

Posto de trabalho que forçam o trabalhador a causar ou agravar as lesões muscoesqueléticas; Exposição a vibrações; Exposição ao Frio; Exposição ao ruído elevado; Pressão mecânica localizada; Postura de trabalho inadequada.

PODEM SER PROVOCADAS POR:

Precariedade no trabalho (insegurança contratual, carga horária excessiva, baixa remuneração, casos de assédio). Exposição à agrotóxicos. Situações de desastres de origem natural.

PODEM SER PROVOCADAS PELA EXPOSIÇÃO À:

Poluição Atmosférica; Poeiras (de Silica; Amianto; Carvão Mineral e Vegetal; Rocha); e Poeira Orgânica (contendo fungos, proteínas de penas, pêlos e fezes de animais).

PODE SER PROVOCADO PELA EXPOSIÇÃO À:

Amianto/Asbesto; Sílica; Aminas aromáticas; Benzeno; Formaldeído; Benzidina; Berílio e seus compostos; Alumínio e seus compostos; Mercúrio; Arsênico; Cádmio; Chumbo; Compostos de níquel; Cromo e seus compostos; Fuligem; Poeiras da construção civil, de carvão e de metal, vapores de combustíveis fósseis; Cromo e seus compostos Borracha; Pó de madeira; Radônio; Radiação solar; Radiação ionizante; Tinturas de cabelo; Material de pintura; Agrotóxicos.

PODE SER PROVOCADA POR:

Ingestão de Água Contaminada. (Muito frequente em situações de desastres)

PODE SER PROVOCADA POR:

Situações de Desastres Hidrometereológicos (enchentes, inundações)

PODE SER PROVOCADO PELA EXPOSIÇÃO À:

Poluentes Atmosféricos

PODEM SER PROVOCADAS POR:

Bacterias, fungos, leveduras, vírus e insetos presentes no ambiente de trabalho; Trabalho em posição ereta; Vapores, gases e poeiras acima dos limites de tolerância; Não utilização de proteção adequada, ou sua utilização incorreta, ou uso de Equipamento de Proteção Individual (EPI) de má qualidade; não cumprir as normas de higiene e segurança.

 

PODE SER PROVOCADA POR:

Ingestão de Água Contaminada. (Muito frequente em situações de desastres)

PODE SER PROVOCADA POR:

Situações de Desastres Hidrometereológicos (enchentes, inundações, deslizamentos). Situações de trabalho em que ocorrem exposição à esgostos.

PODE SER PROVOCADO POR:

Precariedade no trabalho (insegurança contratual, carga horária excessiva, baixa remuneração); Trabalhador não ser qualificado para a ocupação; Diretrizes de segurança não serem seguidas.

PODEM SER PROVOCADAS POR:

Poluição atmosférica; Desastres.

Vigilância
Slider
Conheça as propostas e estratégias da Vigilância em Saúde Ambiental e da Saúde do Trabalhador para detectar e conhecer mudanças nos fatores do meio ambiente e do trabalho que interferem na saúde humana.
________
Assim, se torna possível identificar formas de prevenção e controle do riscos que podem levar às doenças ou outros agravos à saúde
Slider